Santa Dica: qual a importância do check up cardiológico? A médica Marcela Muniz explica

Doenças cardiovasculares podem ser silenciosas e, algumas vezes, os primeiros sinais de que algo está errado se manifestam apenas quando o coração já está bastante comprometido. Por isso, realizar exames regularmente é a melhor forma de identificar ou mesmo prevenir o aparecimento de problemas. 

Segundo a OMS, 80% das causas de doenças que afetam o coração são modificáveis, podendo ser evitadas com simples mudanças de hábitos de vida. E o check up cardiológico é um dos grandes aliados na prevenção dessas doenças, é o que afirma a cardiologista do Santa Saúde, Marcela Muniz. “São avaliados fatores de riscos para doenças cardíacas, como perfil de colesterol, obesidade, tabagismo, sedentarismo, estresse, hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus.Também a doenças associadas que aumentam o risco cardiológico, como doenças endócrinas, renais e infecciosas”, explica. 

A cardiologista explica ainda que o check up é feito através do exame clínico, conversa do médico com o paciente, exame físico e alguns exames complementares, que variam de acordo com cada paciente. “Esses exames são indicados quando o indivíduo tem algum histórico familiar de doença do coração, indivíduos obesos, hipertensos, portadores de doenças de colesterol, diabéticos ou mesmo a ausência dos fatores de riscos, em homens acima de 35 anos e mulheres a partir dos 40 anos de idade. Além disso, é indicado para quem deseja iniciar práticas como a atividade física.”

A médica Marcela Muniz atende no Santa Saúde, todas as segundas-feiras. Para marcar uma consulta ou para saber um pouco mais sobre o Programa Assistencial da Santa Casa de Misericórdia de Barbacena, basta ligar: 3339-2446.

Fonte: Correio da Serra / Jornalismo 93 FM