Muitas histórias fascinantes marcaram os Jogos Olímpicos, desde sua estreia na era moderna em 1896, e inspiraram o cinema a retratar esse universo.
Em sintonia com o evento esportivo, confira 6 filmes, disponíveis em várias plataformas diferentes, para te incentivar a entrar no clima. Confira:
Pódio para Todos (Netflix)
Lançado em 2020 pela Netflix, Pódio para Todos traz uma série de entrevistas com nove atletas paraolímpicos de países distintos, levando o espectador a conhecer a fundo suas origens. Além disso, faz um paralelo com a história do surgimento do movimento de inclusão das pessoas com deficiência no esporte e o sonho dos atletas de participar dos Jogos do Rio em 2016.
Chegamos em Tóquio (Globoplay)
Produzido pelo canal Off, a série documental “Chegamos em Tóquio” (2021) retrata, em seis episódios, a evolução dos três esportes radicais que farão sua estreia olímpica no Japão: skate, surfe e escalada.
Jamaica Abaixo de Zero (Disney +)
Nesse clássico de 1993, quatro jamaicanos praticantes de bobsleigh sonham em competir nos Jogos Olímpicos de Inverno, apesar de nunca terem visto neve. Com a ajuda de um ex-campeão desonrado desesperado para se redimir, os jamaicanos decidem tentar a classificação para a seleção olímpica e buscar a glória.
Icarus (Netflix)
Dirigido e escrito por Bryan Fogel e Mark Monroe, Icarus segue a história de Fogel, um ciclista amador envolvido em um escândalo de doping com a ajuda do chefe do laboratório antidoping russo Grigory Rodchenkov. A produção saiu do Festival Sundance de Cinema para ser distribuído mundialmente pela Netflix em 2017.
The Bronze (Netflix)
No longa, a personagem fictícia Hope Ann Greggory conquista a medalha de bronze para a equipe de ginástica feminina e se tornou uma heroína americana. Anos depois, ela ainda vive em sua pequena cidade de origem, mas encontra-se extremamente amargurada. Presa a glórias do passado, a ginasta tem de reavaliar a vida e superar seus problemas. E, em meio a tudo isso, uma atleta promissora, que pode significar uma ameaça ao status de Hope na cidade, a procura pedindo ajuda.
Full Out: No Ritmo da Vitória (Netflix)
Filme mergulha na história verídica de Ariana Berlin, uma ginasta de 14 anos que precisou desistir dos Jogos Olímpicos após sofrer um acidente de carro. Depois de recuperar seus movimentos e sua confiança através da dança, ela é chamada de volta ao mundo da ginástica.
Fonte: Metrópoles