26º edição da Mostra de Tiradentes premia filme mineiro

A 26º edição da Mostra de Cinema de Tiradentes chegou ao fim no último sábado (28) e premiou o filme mineiro “As Linhas da Minha Mão”, de João Dumans. O documentário é dividido em sete anos, onde uma atriz fala sobre a sua experiência com a arte e a loucura durante uma série de encontros.

A obra foi vencedora da Mostra Aurora, que é categoria de diretores que tenham até três longas-metragens no currículo. Além dele, outros seis filmes disputam o prêmio. A categoria surgiu em 2008 para  a valorização de novos cineastas. A escolha do vencedor é feita pelo corpo de jurados, composto por críticos, pesquisadores e profissionais do audiovisual. 

Este é o segundo ano consecutivo em que um filme mineiro vence a categoria. Em 2022, o documentário premiado foi “Seção Bruta”, produzido pelo coletivo mineiro As Talavistas e ela.ltda. No ano anterior, o vencedor foi o documentário do baiano Isaac Donato “Açucena”.

No evento, também foram distribuídos prêmios a outras obras. Na Mostra Olhos Livres, de  júri formado por estudantes, o vencedor foi o longa-metragem “O Canto das Amapolas”, dirigido por Paula Gaitán. Já a Mostra Foco, que é voltada a curta-metragens, premiou “Remendo”, produção do capixaba Roger Hill.

Os ganhadores recebem dos patrocinadores da Mostra recursos e estrutura para futuros trabalhos, como equipamentos. Além dos filmes,o Festival promove o Prêmio Helena Ignez, oferecido a mulheres que se destacam em qualquer função na produção dos filmes em disputa. Nesta edição, ele foi dado a Edna Maria, atriz protagonista do filme paraibano Cervejas no Escuro.

Durante o evento deste ano foi realizado o Fórum de Tiradentes, que reuniu mais de 50 profissionais para um diagnóstico do audiovisual brasileiro com o objetivo de formular documento a ser encaminhado ao Ministério da Cultura. O documento Carta de Tiradentes enumera 17 pontos e pode ser encontrado no site do evento.

Na carta, os profissionais apontam os retrocessos sofridos pelo audiovisual e apresentam demandas dos setores em diferentes áreas, como: formação, produção, distribuição, exibição e preservação.

Fonte: Agência Brasil